Você sabe o que é Mindset Digital?

Você está pronto para a Quarta Revolução Industrial ou ainda está preso aos modelos antigos de trabalho? 

Mais conhecida como Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industrial é um conceito criado em 2016 por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, em uma obra homônima. Basicamente, esta revolução associa técnicas de produção convencionais a sistemas altamente inteligentes, que se integram tanto às empresas quanto às pessoas. 

Segundo o próprio Schwab: “a Quarta Revolução Industrial gera um mundo em que os sistemas de fabricação virtuais e físicos cooperam entre si de uma maneira flexível a nível global”. 

Mas vale destacar que o conceito é amplo e não se aplica apenas a sistemas inteligentes e conectados, se estendendo ao sequenciamento genético, à nanotecnologia, a energias renováveis, à computação quântica, entre outras áreas.

É justamente essa multiplicidade de áreas, que abrange domínios físicos, digitais e biológicos, que faz com que a Quarta Revolução Industrial se diferencie das outras revoluções que o mundo vivenciou. 

Diante deste conceito, o questionamento que normalmente ecoa é: com a mistura do convencional com o altamente digital, ainda assim é possível estimular o desenvolvimento da criatividade nos modelos de gestão modernos, mesmo que ainda exista uma supervalorização do êxito da repetição do que já é realizado?

É aí que o Mindset Digital se torna pertinente!

No 3º Summit Educação & Carreira da GS1, este assunto será o foco da palestra do professor, empreendedor e especialista em Tecnologia, Negócios, Cultura e Marketing Digital, Edney Souza, mais conhecido no mundo digital como InterNey. Com o tema “A robotização da vida X conexão que nos faz humanos”, vamos entender como o Mindset Digital se conecta a todas as mudanças que estamos passando? Continue por aqui! 

Mentalidade digital

A palavra Mindset com certeza você já ouviu em algum momento, mas associada à palavra digital, também é uma novidade para você? O que você acha que ela significa?

  1.     Utilização de tecnologias em tudo o que fazemos.
  2.     Digitalização dos processos e documentos.
  3.     Trabalho remoto.
  4.     Big Data.
  5.     Inteligência Artificial.

Se você acha que o conceito integra todos estes itens, está certo, porém o Mindset Digital vai muito além, pois consiste em uma mudança de mentalidade e da quebra dos paradigmas atuais na forma como enxergamos o mundo e nos relacionamos com ele, ou seja, similar à Indústria 4.0, o Mindset Digital propõe a reorganização dos modelos de trabalho e cotidiano já existentes para alcançar novos resultados. 

A diferença é que, atualmente, podemos contar com recursos tecnológicos, que são fundamentais para expandir as possibilidades de recriação e, até mesmo, de novas invenções, isto é, utilizar como suporte os recursos digitais que antes não eram acessíveis ou existentes. 

Um exemplo prático de Mindset Digital é que todos os profissionais, independentemente da área de atuação, precisarão em algum momento ter uma mentalidade de programador, isso significa assumir tarefas e dividi-las em pequenas partes, descobrindo neste processo como automatizá-las. Aqueles que se adaptarem a essa mudança garantirão seu espaço no mercado de trabalho do futuro. 

Mas, calma! Isso não significa que as profissões que conhecemos desaparecerão. Gerentes de produto, por exemplo, podem seguir criando ou redesenhando produtos e serviços, porém a diferença estará em colocar a inovação como centro, bem como em priorizar a resolução das dores dos clientes e, por fim, estar engajado às principais tendências tecnológicas e sociais para, então, aplicá-las em soluções escaláveis que proporcionem resultados positivos.  

Adaptação

Até aqui falamos sobre o que é Mindset Digital e a importância de aplicá-lo para se adaptar ao novo cenário disruptivo do mercado de trabalho, entretanto, por onde começar de fato a pensar “digitalmente”?

Um bom começo é desenvolver a flexibilidade cognitiva, por meio da utilização de diferentes métodos na resolução de um problema e análise de uma situação de diferentes maneiras. É exercitar o pensamento crítico para encontrar a criatividade e aplicá-la. Os recursos tecnológicos estão aí para ajudar nessa jornada!

Lembre-se que transformar a mentalidade linear em digital nunca foi tão necessário para enfrentar um cenário incerto, complexo e competitivo. 

Então, se você é um profissional em constante busca por mudanças, não perca o 3º Summit Educação & Carreira. Lá você conhecerá todas as habilidades necessárias para continuar relevante nesse mercado de trabalho que se modifica exponencialmente!

3º Summit Educação & Carreira

A GS1 Brasil acredita no poder transformador da educação e, para ajudar empresas e profissionais nesta jornada desafiadora de evolução, desenvolveu um portfólio completo de produtos educacionais para quem busca expandir seus conhecimentos. 

Além dos cursos, dos treinamentos e dos programas de certificações, que abordam desde a inovação, passando pela automação até a tecnologia, tudo voltado para o mercado e baseado na correta utilização do Padrão GS1, desde 2019 o Summit Educação & Carreira, realizado pela GS1 Brasil + Korde, também faz parte desse portfólio.

No ano passado, devido à pandemia da COVID-19, o 2º Summit Educação & Carreira ganhou um formato 100% on-line e contou com uma programação composta pelas seguintes trilhas: liderança, soft skills, mindset digital e carreira. 

Foram seis dias de conteúdos apresentados por meio do painel diversidade, palestras, cases de carreira, oficina na prática (aprender fazendo) e salas exclusivas com keynotes. Um dia inteiro de programação especial também foi destinado para aqueles que precisavam de uma recolocação no mercado. 

Em 2021, o 3º Summit Educação & Carreira acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, de forma on-line. Assim como nos anos anteriores, o evento será multiformato e contará com palestras e oficinas hands on entre alunos e especialistas.

Neste ano os participantes conhecerão um time de líderes inspiradores, que apresentarão os principais desafios do mercado atual e as tendências que farão parte da vida dos profissionais do futuro. A expectativa é que esses três dias sejam marcados por muita troca de conhecimentos e lições práticas. 

Participe!

Os ingressos para o evento já estão disponíveis. A programação completa está sendo atualizada, pois a intenção é levar o que há de mais novo para todos os participantes e proporcionar uma experiência única e inesquecível. 

Então, já sabe: para não perder nenhuma atualização, acesse sempre o site e siga as nossas redes sociais. Nestes canais serão postadas todas as novidades sobre o 3º Summit Educação & Carreira.

Esperamos por você!